Blog

O que é coração de atleta?

coração de atleta- Dra Julia Bellucci - Cardiologista Joinville

Em 1896, após a primeira olimpíada ao analisar os corações dos atletas foi observado que eram maiores que os da população em geral.

Hoje sabe-se que o esporte é responsável por modificações na estrutura cardíaca.

O treinamento físico quando intenso e prolongado, gera adaptações cardíacas tanto estruturais como funcionais. Está alteração é uma adaptação benigna que inclui o aumento do volume das câmaras cardíacas e espessamento da parede do coração. Elas podem ser vistas no eletrocardiograma de repouso e no estudo ecocardiográfico.

O efeito do destreino mostra que tais alterações são reversíveis com a interrupção do treinamento. Porém sabe-se que a morte súbita é um evento trágico e com grande impacto, principalmente quando ocorre em pessoas jovens e atletas.

Todo esportista deve realizar a avaliação pré-participação esportiva por uma equipe médica capacitada como método de triagem. É importante promover qualidade de vida, com orientação aos atletas a superarem seus limites sem correrem riscos cardíacos.

“O sucesso não é acidental, ele prove de longos dias de luta.” (J.Aldo)

 

Por: Dra Júlia Bellucci – CRM 18429 – RQE 14977

Background photo created by kjpargeter – www.freepik.com

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Veja Também

morte subita - Dra Júlia Bellucci - Cardiologista Joinville

O que é morte súbita?

“Meu coração parou por 16 minutos. Depois disso, uma parte de mim morreu: hoje vivo para ser feliz”. Em 2015 os participantes da Meia Maratona

Leia mais