O que é diabetes mellitus?

o que é diabetes mellitus - Dra Julia Bellucci - cardiologista Joinville

diabetes mellitus é uma doença metabólica que ocorre quando o organismo deixa de produzir insulina ou até produz, mas em quantidade insuficiente para suprir a demanda interna. Existem também casos de diabetes caracterizados pela dificuldade do corpo em utilizar adequadamente a insulina produzida.

Estudos recentes mostram que uma epidemia de diabetes mellitus está em curso.  Atualmente, estima-se que a população mundial alcance 471 milhões de diabéticos em 2035.

Estamos vivendo uma progressiva prevalência de obesidade e sedentarismo. É o impacto das alterações no estilo de vida, em particular do padrão alimentar, interagindo com a suscetibilidade genética.

Os níveis de açúcar no sangue persistentemente elevados são tóxicos ao organismo promovendo o desenvolvimento de lesões nos órgãos extensas e irreversíveis, que afetam os olhos, os rins, os nervos, os vasos grandes e pequenos, assim como a coagulação sanguínea.

Os programas de prevenção primária do DM2 baseiam-se em intervenções na dieta e na prática de atividades físicas, visando combater o excesso de peso. As doenças cardiovasculares e cerebrovasculares são as principais causas de morte de portadores de diabetes.

Prevenir é o melhor remédio! Se você ainda não começou, há tempo!