Doenças de Válvulas Cardíacas

doenças cardiovasculares - Dra Júlia Bellucci - cardiologista Joinville

O coração possui quatro válvulas, que são estruturas responsáveis por regular a passagem de sangue dentro deste órgão.

O mau funcionamento dessas válvulas pode prejudicar o bombeamento adequado do sangue no coração.

Existe mais de uma razão para esse problema. As desordens que afetam as válvulas do coração são chamadas de doenças valvulares ou valvulopatias.

As doenças valvulares mais comuns afetam a válvula aórtica e a válvula mitral, que ficam do lado esquerdo do coração.

A incapacidade de bombear o sangue para fora do coração pode ser provocada tanto por uma insuficiência do funcionamento da válvula, quanto por uma redução na sua abertura, diminuindo a capacidade de contração do coração.

Ambas as situações dificultam o fluxo sanguíneo e a chegada de sangue para aos órgãos do corpo.

Causas e sintomas

O envelhecimento devido  à degeneração associada à idade está relacionado às doenças das válvulas do coração. Outras causas de doenças valvares, entre outras: febre reumática, aneurisma e sífilis.

Uma das principais formas de identificar as doenças valvulares é escutar sons anormais do coração, como um sopro, que são identificáveis com o estetoscópio durante a avaliação médica.

Nem sempre o defeito na válvula corresponde a um impacto relevante na vida da pessoa. Mas o acompanhamento médico é importante, pois o quadro pode piorar com o tempo.

A válvula defeituosa pode ser reparada ou substituída. O reconhecimento precoce da doença valvular permite melhorar a qualidade de vida, reduzindo os sintomas e preservando o correto funcionamento do coração.