Insuficiência Cardíaca

Insuficiência Cardíaca - Dra Julia Bellucci - cardiologista Joinville

A insuficiência cardíaca é uma condição que merece bastante atenção, devido ao seu alto risco de complicações.

Quando não tratada, pode assumir características de doenças malignas, como o câncer, e pode levar até a morte.

A insuficiência cardíaca ocorre quando o músculo do coração não funciona adequadamente, sem capacidade de se contrair ou relaxar.

Geralmente ocorre por fraqueza ou rigidez do músculo, deixando de bombear o fluxo sanguíneo adequadamente.

Ao dificultar a saída de sangue, reduz a disponibilidade de oxigênio para os órgãos de todo o corpo.

Causas da insuficiência cardíaca

As causas da insuficiência cardíaca podem ser divididas em fatores relacionados direta ou indiretamente ao coração.

A principal causa de insuficiência cardíaca é a doença nos vasos do coração, ou doença arterial coronariana.

Quando uma artéria é interrompida, pode causar o infarto agudo do miocárdio. Assim, parte do músculo cardíaco fica destruído, o que prejudica o movimento de contração e relaxamento.

Entre as causas não relacionadas diretamente ao coração, o principal fator é o controle inadequado da hipertensão arterial e do diabetes.

A insuficiência cardíaca não apresenta sintomas na maioria das pessoas, nos estágios iniciais da doença. Mas alguns dos indícios relatados são falta de ar, fraqueza, tontura e inchaço nas pernas.

Procure ajuda médica caso tenha algum desses sintomas. Para o diagnóstico, podem ser feitos exames físicos, eletrocardiograma, radiografia do tórax, entre outros.

Faça o acompanhamento adequado da saúde do seu coração e evite complicações.